quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Filmes que viraram desenhos

Assim como muitos desenhos ganharam a estrada e se transformaram em filmes, uns com sucesso outros um fiasco, os filmes, alguns também se atreveram a pegar essa estrada, mas no sentido oposto, virando desenhos, eis aqui alguns que encontramos para vocês ou recordarem ou apenas verem quais foram:


RoboCop: The Animated Series (1988)






Com o sucesso do filme nas telas e na mesta tentativa de transformar um sucesso das telonas em desenho, assim como fizeram com o Rambo, nasceu essa serie com o Policial Murphy, mas aquela mesma dúvida do desenho animado do Rambo: Quem, em sã consciência, transformaria um filme violento e sangrento em uma atração infantil? Mas a receita é fácil e comumente usada, só tirar o sangue e adicionar armas laser em vez de tiros de verdade. Mas pior que isso, era terem transformado o Ultimate Cop em um Inspetor Bugiganga de metal, lembro que seus apetrechos iam muito além de uma arma na coxa, isso incluía uma serra circular na mão, esquis de neve nos pés, lança-gancho e patins com jato, não deu outra, essa ofensa só teve 12 episódios
Mesmo tendo sido exibido no Brasil, só conseguimos achar a abertura em inglês


Loucademia de Policia
Police Academy: The Series (1988)



Com o sucesso dessa franquia de humor policial, mesmo sendo no estilo pastelão e até muitos consideravam forçado e babaca esse estilo de humor, tenho de convir que essa série de filmes fez muito sucesso e garantiu boas risadas com os absurdos que aconteciam, principalmente com a disputa entre as academias para ver quem era a melhor e as loucas formas de se combater os crimes.
Apostando nisso,  não foi surpresa que depois de quatro filmes entre 85 e 87, eles lançassem uma versão animada em 1889. A serie tinha direito a todos os personagens marcantes: Mahoney, o principal, o gigante Hightower, o viciado em armas Tackleberry, a fortona Callahan, o hiperativo Zed, e o favorito da galera, a mesa de som humana, Cadete Jones. Os episódios até tinha enredo, apresentando problemas e inimigos constantes na série, o que resultou na proeza de ter 64 episódios, uma ótima marca para um desenho não original .

Tema de Abertura




De Volta para o Futuro



Back to the Future Animated Series (1991)
Essa franquia sim mereceu uma versão animada! Assim que o Doc Brown voltou do Velho Oeste com sua esposa Clara e seus filhos, eles se mudam para uma fazendo nos arredores de Hill Valley e lá começam suas aventuras. Os episódios eram basicamente lições de história, física, química e literatura, recheadas com humor e personalidade que só aqueles personagens tinham, além de sempre encontrarem alguma versão do Biff Tannen como inimigo em suas viagens no tempo, independente para que época fossem. Pra finalizar, a série tinha uma abertura e encerramento feitas por Christopher Lloyd revivendo seu papel, e mostrando experiências com Bill Nye, umas especie de Beakman que não veio para o Brasil, tudo isso fazia da série uma orgulhosa aquisição para a franquia

Tema de abertura




King Kong


Kong: The Animated Series (2000)
Diferente do filme, a série não se passava na década de 30, e sim nos tempos atuais, contando a história de um macacão criado em laboratório com base no código genérico do protagonista original. A série era muito confusa, além de nem dar motivo do porque alguém criar um macaco gigante em laboratórios, os enredos envolviam magia xamã, outras criaturas enormes e caça aos monstros. Mas o fato deles tentarem esconder o Kong do mundo não se encaixa muito bem no contexto atual, na década de 30 até daria para entender, mas em 2001, com internet e tals, seria difícil alguém não ficar sabendo de um macaco gigante que vira e mexe saia nas ruas de Nova York

Tema de abertura


ACE VENTURA (ACE VENTURA: PET DETECTIVE) - 1995

Ace Ventura: Pet Detective é uma série animada baseada no filme do mesmo nome. A série foi produzida por Morgan Creek Productions e a companhia canadense Nelvana para a Warner Bros. Studios. Ela estreou em 1995 e foi exibida até 1997 no canal CBS. A série foi retomada pela Nickelodeon de 1999 a 2000. Os roteiros são do conhecido animador Seth MacFarlane, responsável por American Dad.


Ace Ventura é um atrapalhado mas competente detetive particular, especializado em casos que envolvam quaisquer tipo de animais. O personagem animado repete todas os maneirismos criados pelo ator Jim Carrey para o filme. Ele se veste com uma camisa havaiana, dirige um carro velho e seu fiel companheiro é o chimpanzé Spike.



abertura





O Máskara (desenho animado)
The Mask: The Animated Series é o título de uma série animada de televisão baseada nas histórias em quadrinhos do personagem The Mask, entretanto, é uma continuação do filme de 1994. A série animada durou três temporadas, entre os anos de 1995 a 1997, chegando a inspirar uma série de quadrinhos intitulada: Adventures of The Mask. John Arcudi, antigo escritor original dos quadrinhos originais do Máskara, escreveu dois episódios do desenho animado. A série foi apresentada primeiro durante o line-up da CBS Kids no sábado pela manhã, mas foi cancelada depois de ter sido transferida para o Cartoon Network. Também teve exibição semanal na CBS.


abertura

Rambo and the Forces of Freedom

Rambo and the Forces of Freedom (no Brasil: Rambo: A Força da Liberdade) é uma série de desenho animado estadunidense produzida em 1986.

O heróico e incorruptível soldado Rambo lidera um grupo de bem-feitores chamado A Força da Liberdade, que luta incansavelmente para frustrar os planos do grupo terrorista S.A.V.A.G.E., liderado pelo cruel General Warhawk.


abertura

OS CAÇA - FANTASMAS ( THE REAL GHOSTBUSTERS) - 1986

The Real Ghostbusters - Os Caça - Fantasmasfoi um desenho animado norte-americano da década de 1980 baseado no filme homônimo de 1984. O desenho foi produzido pela Sony Pictures Television, DiC Entertainment e Coca-Cola e foi exibido originalmente pela ABC. No Brasil foi exibido pela Rede Globo.

O "The Real" ("Os Verdadeiros") do título foi adicionado depois de um briga judicial com a Filmation que já possuía um desenho animado com o título de Ghost Busters (Os Fantasmas no Brasil) - continuação de outro desenho homônimo ao filme, The Ghost Busters (anos 70) que no Brasil tinha o título de Trio Calafrio.

A séria continuava as aventuras dos investigadores paranormais Dr. Peter Venkman, Dr. Egon Spengler, Winston Zeddemore,  Dr. Ray Stantz, sua secretária Janine Melnitz e seu mascote fantasma Geléia (Slimer, no original). Houve também duas séries de história em quadrinhos, uma publicada mensalmente nos EUA pela NOW Comics e outra publicada no Reino Unido pela Marvel Comics, além de uma popular linha de brinquedos produzida pela Kenner.

O dr. Peter Venkman é o desencanado do grupo. Mesmo não sendo oficialmente o líder, Venkman geralmente toma decisões mesmo quando não perguntado. Está sempre envolvido em situações cômicas e geralmente não é levado muito a sério. Dr. Egon Spengler, um gênio da ciência, costuma ser a fonte primária do grupo para entender os casos, ou mesmo para saber como combater o inimigo. Com sua habilidade em teorias, em vários episódios é ele quem mostra como solucionar os problemas, mesmo quando esses parecem não ter solução. Dr. Ray Stantz é o segundo na lista dos mais inteligentes do grupo e costuma ser o personagem que coloca em prática as teorias de Egon com seus inventos e tecnologia. Também costuma ser o mais brincalhão e otimista do grupo, além de ser o único que várias vezes consegue entender o que Egon tem a dizer. Winston Zeddemore é o corajoso e mais forte do grupo. É o mais habilidoso com a mochila de prótons, até de ser o motorista oficial do Ecto-1, carro por qual nutre grande paixão.

Um curto episódio piloto foi produzido, mas jamais foi ao ar completamente. Algumas cenas podem ser vistas em alguns videos promocionais e na abertura da série. Assim como a maioria dos pilotos, esse episódio curto tem várias diferenças do resultado final. Na maior parte, as diferenças fazem lembrar o filme, como por exemplo, a barba por fazer de Peter Venkman que fazia se assemelhar com Bill Murray, os caça-fantasmas usando seus uniformes originais e Geléia aparecendo como um fantasma mal como era no filme. Algumas cenas do piloto foram editadas e usadas na abertura da série, sendo a mais notável a aparição de Stay Puft, o homem marshmallow. Outras cenas do piloto, como quando Ray acorda com um brinquedo do Sr. Stay Puft, quando o time desce o cano dos bombeiros e um dos inimigos sobrevoam o céu foram usadas na abertura especial de Halloween.

O dublador da versão americana de Egon, Maurice LaMarche, disse que os diretores de dublagem pediram que ele não tentasse incorporar o ator Harold Ramis, mas que fizesse algo à parte. LaMarche mencionou isso porque, supostamente, Bill Murray teria questionado o fato de Lorenzo Music (dublador do personagem Peter Venkman nas duas primeiras temporadas) ter a voz parecida com a do personagem Garfield e não com a dele. A partir da terceira temporada, Dave Coulier assumiu a voz do personagem. Isso soa um tanto irônico, já que Bill Murray dublou, anos mais tarde, o personagem Garfield no filme em live-action. O único dublador que quase foi o ator do mesmo personagem foi Ernie Hudson, que seria na série animada o personagem Winston Zeddemore novamente, mas ele foi substituído na última hora por Arsenio Hall. A versão brasileira é composta dos mesmo dubladores do filme.

Depois do sucesso do filme, a série animada se baseou na produção do cinema. Ao mesmo tempo em que The Real Ghostbusters era criada, a empresa Filmation começou a produção de seu desenho animado com o nome The Original Ghostbusters, uma continuação de uma outra série dos anos 70 chamada The Ghost Busters (note que essa série era grafada em duas palavras, diferentemente do filme, grafada em apenas uma). A Columbia Pictures não pode usar o mesmo nome do filme e incluiu "The Real" ("Os Verdadeiros") para não ter mais problemas com a Filmation. Com essa pequena rivalidade entre as empresas, houve um episódio em que um espiritualista charlatão apareceu na série sendo muito semelhante a Jake Kong, personagem do desenho da Filmation. Cada personagem feito por Jim McDermott tinha características parecidas com os atores do filme, porém com algumas pequenas diferenças.

Priorizando o horário nobre em setembro de 1986, dois videos promocionais foram lançados para gerar interesse do público na animação. Nesses dois videos, personagens, equipamentos e veículos acabaram ficando na versão final também.

Alguns dos personagens do filme fazem aparições na animação. Stay Puft, o homem de marshmallow, aparece inúmeras vezes e em um dos episódios, Walter Peck, da Agência de Proteção Ambiental, também participa. O uniforme dos caça-fantasmas mudam também sendo característicos da cada personagem. Egon se caracteriza por um macacão verde-azulado, Ray com um bege (sendo o único com um uniforme semelhante ao dos filmes), Peter com uniforme marrom e Winston com macacão branco-gelo. Geléia passou a ser integrante do grupo e a morar com os caça-fantasmas no antigo edifício dos bombeiros, motivo explicado no episódio "Citizen Ghost" (Cidadão Fantasma) em um flashback em que vários eventos do filme aparecem.

Depois do filme Ghostbusters II nos cinemas, o personagem Louis Tully foi introduzido na série com a versão americana sendo dublada por Rodger Bumpass. No episódio "Partners in Slime" ("Parceiros na Gosma"), Peter é coberto pela mesma gosma do segundo filme.

Nos primeiros 78 episódios, o roteirista J. Michael Straczynski deu um clima mais sombrio a série, normalmente não vista em séries animadas acostumadas a serem exibidas nas manhãs de sábado. Depois, a série ganhou um ar mais voltado ao folclore, crenças populares e alguns personagens característicos do feriado de Halloween, por exemplo, passam a ser mais constantes. Há também referências a outras séries animadas, como as Tartarugas Ninjas no episódio "Mean Green Teen Machine" (Significa Máquina Jovem Verde) e a filmes famosos como Star Wars e Batman.


abertura


Nenhum comentário:

Postar um comentário