quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Heróis Japoneses de Todos os Tempos - Parte 6

Metal Hero
Metal Hero (メタルヒーローシリーズMetaru Hīrō Shirīzu?) foi uma franquia de séries de televisão do gênero tokusatsu da produtora japonesa Toei Company, produzidas a partir de 1982 com Uchuu Keiji Gyaban, durando até 1998, com Robotack. Ao longo dos anos o gênero foi sofrendo modificações até ser extinto em 1998.
A Franquia
A franquia costuma ser dividido extra-oficialmente em várias fases. A primeira e mais bem-sucedida da franquia até hoje(no Japão) é a trilogia dos Uchuu Keiji(宇宙刑事Uchū Keiji?, traduzido como Detetives Especiais ou Policiais do Espaço), em que a premissa era um jovem policial da Terra treinado no espaço para tornar-se um policial espacial, trajando uma armadura metálica e pilotando uma nave de combate, retornava à Terra para enfrentar alguma sociedade ou clã maligno que almejava conquistar o universo.
Gavan


Detetive Espacial Gavan (宇宙刑事ギャバンUchū Keiji Gyaban?, 1982): primeira série da franquia, narrava a história de Retsu Ichijouji, filho do oficial Voicer e de uma terráquea que fora levado para a Estrela Bird, planeta natal de seu pai, para tornar-se um Policial do Espaço. Anos mais tarde, Gavan retorna à Terra quando o planeta está sob ataque da Makuu, organização liderada pelo terrível Don Horror. Sucesso de público e crítica, a série revolucionou o tokusatsujaponês e tornou-se uma das mais famosas séries do gênero naquele país. Exibida no Brasil sob o nome Space Cop.
Tema de Abertura

Sharivan



Detetive Espacial Sharivan (宇宙刑事シャリバンUchū Keiji Shariban?, 1983): continuação direta de Gavan, a série contava a história do guarda florestal Den Iga (que fora salvo da morte por Gavan no decorrer da série anterior) e sua chegada à Terra para combater a Sociedade Secreta Mad, encabeçada pelo demônio Mao Psych. Assim como Gavan, Sharivan sagrou-se um grande sucesso em seu país. Exibida no Brasil com os nomes Detetive Espacial Sharivan eSharivan, o Guardião do Espaço.

Tema de Abertura



Shaider




Detetive Espacial Shaider (宇宙刑事シャイダーUchū Keiji Shaidā?, 1984): Última série da trilogia, acompanhava o jovem Dai Sawamura em defesa da Terra contra o clã Fuuma. Embora a série tenha seguido a mesma linha das produções anteriores, Shaider não repetiu o sucesso da fórmula, sequer alcançando seus antecessores quando exibida em seu país de origem. Exibida no Brasil sob o nome Shaider e Policial Espacial Shaider.
Essas três séries dos Policiais do Espaço haviam muitas coisas em comum como: suas transformações acontecem em milésimos, dando tempo para se fazer vários movimentos; o vilão principal sempre é um personagem que possui o corpo imóvel ao longo da série (Don Holer, Maoh Saiki e Kubilai); também a relação de personagens nas três séries que são o Comandante Kom, sua assistente Marin e Kojiro (que fez papeis diferentes); por último esses heróis utilizam técnicas diferentes usando chutes e socos.
Tendo em vista a relativa pouca repercussão de Shaider, as próximas séries foram idealizadas de forma semelhante, porém com certas alterações a fim de recuperar a audiência perdida. No entanto, elas não são continuações dos Uchuu Keiji, tampouco relacionam-se uma com a outra:
Tema de Abertura

Jaspion




Investigador de Monstros Juspion (巨獣特捜ジャスピオンKyojǔ Tokusô Jasupion?, 1985): Concebida nos moldes dos Policiais do Espaço, Jaspion narrava a saga do protagonista homônimo, garoto órfão criado pelo profeta galáctico Edin para um dia tornar-se o guerreiro que destruirá o demônio Satan Goss e seu império dos monstros. Embora Jaspion possua certas modificações em relação a seus antecessores (sendo a principal delas a utilização de um mecha gigante de batalha), a série não obteve o sucesso esperado pela Toei. Primeira série da franquia a ser exibida no Brasil (sob o nome O Fantástico Jaspion), tornou-se um sucesso instantâneo em meados dos anos 80, desencadeando uma febre nacional do gênero tokusatsu no país.

Tema de abertura


Spielvan



Guerreiro Dimensional Spielban (時空戦士スピルバンJikū Senshi Supiruban?, 1986): Spielvan contava a história de Yusuke Jou e Diana, um casal de órfãos enviados ao espaço em uma nave super-tecnológica após sua terra natal, o Planeta Clean, ser destruído pelas mãos do Império Water. Muitos anos depois, quando Water ataca o planeta Terra, os dois partem para defender o planeta das investidas da organização, chefiada pela Rainha Pandora e pelo misterioso Senhor Water. Exibida no Brasil sob o nome de Jaspion 2, numa jogada de marketing para obter audiência na popularidade de seu antecessor, embora o nomeSpielvan fosse mantido na dublagem.

Tema de Abertura


Metalder


Super Humano Máquina Metalder (超人機メタルダーChōjinki Metarudā?, 1987): A partir de Metalder as séries adotam temáticas distintas, abandonando os temas espaciais. Com um tom mais sério e homenageando o herói de sucesso dos anos 70 Kikaider na sua concepção visual, Metalder narrava a história de um androide construído durante a 2ª Guerra Mundial, mas ativado somente nos dias atuais para lutar contra a ameaça de Neroz e seu Exército das Máquinas. A série possui uma altíssima carga dramática, nitidamente direcionada a um público mais adulto, o que desagradou o público-alvo infantil e causou a baixa popularidade da produção. É a mais curta da franquia, com somente 38 episódios. Exibida no Brasil sob o nome de Metalder, o Homem Máquina.

Tema de Abertura

Jiraiya



Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya (世界忍者戦ジライヤSekai Ninja Sen Jiraiya?, 1988): Com elementos da história do Japão e a mitologia das artes ninjasJiraiya contava a história de Touha Yamachi, rapaz pertencente à 34ª Geração da Família dos Togakure, protetores da Inscrição, artefato que indicaria a localização do tesouro mais precioso do mundo, Pako. Quando a maligna Família de Feiticeiros, ninjas mal-intencionados que pretendem dominar o mundo, aparecem para encontrar Pako, Touha deve lutar vestindo a armadura de Jiraiya e acabar com o mal. Exibida no Brasil sob o nome de Jiraiya, o Incrível Ninja.

Tema de Abertura

Jiban


Policial Tático Jiban (機動刑事ジバンKidō Keiji Jiban?, 1989): Inspirada no herói norte-americano Robocop, a série apresentava Naoto Tamura, policial de Tóquio que morre ao tentar salvar uma mulher do ataque de um monstro da organização Biolon. "Salvo" pelo cientista Kenzo Igarashi, Naoto é transformado em Jiban, um ciborgue metálico cuja missão é destruir a organização maligna, liderada pelo temível Doutor Kiba (Doutor Jean Marie na deblagem brasileira). Exibida no Brasil sob o nome de Policial de Aço Jiban.

Tema de Abertura

Winspector



Polícia Especial Winspector (特警ウインスペクターTokkei Uinsupekutā?, 1990): A partir de 1990, uma nova trilogia foi produzida, conhecida como trilogia dos Rescue Heroes. Em cada uma dessas séries, há uma equipe de resgate composta geralmente de três membros, podendo ser humanos utilizando armaduras ou robôs. Em Winspector, o progresso científico e tecnológico, da mesma forma que trouxe bem estar e conforto para a humanidade, também permitiu a assassinos, destruidores do meio ambiente e bandidos de toda a espécie meios de cometer suas atrocidades de maneira mais fácil e impune. Seguindo os ideais de um amigo policial que havia morrido, o Chefe Shunsuke Masaki organiza uma força especial de combate a crimes, como forma de equilibrar as forças do bem e do mal, surgindo assim o esquadrão Winspector. Exibida no Brasil sob o nome de Esquadrão Especial Winspector.

Tema de Abertura

Solbrain



Polícia de Resgate Solbrain (特救指令ソルブレインTokkyū Shirei Soruburein?, 1991): Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Masaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia. Exibida no Brasil sob o título Super Equipe de Resgate Solbrain.
Tema de Abertura

Exceedraft



Investigadores Exceedraft (特捜エクシードラフトTokusō Ekushīdorafuto?, 1992): Exceedraft é uma equipe especial de investigação de emergência que integra vários campos de atuação, tais como o departamento metropolitano das polícias de Tóquio, a agência de controle de fogo e desastre, a agência da defesa e o ministério da saúde e do bem-estar. Seu objetivo é confrontar as ameaças da raça humana, tais como o crime, a poluição ambiental, os danos naturais, etc. O seu idealizador é o Chefe Masaki, criador das equipes Winspector e Solbrain.

Tema de Abertura

Janperson



Robô Investigador Janperson (特捜ロボ ジャンパーソンTokusou Robo Janpāson?, 1993): Robô Investigador Janperson era um androide assassino. Depois de ganhar emoções humanas, ele passa a ser um detetive que patrulha as ruas de Tóquio e luta contra três diferentes organizações criminosas. Uma delas criou um robô parecido com Janperson, Gun Gibson, para matar o herói. Mais tarde, Gibson se torna parceiro androide do Robô Investigador.
Tema de Abertura


Nenhum comentário:

Postar um comentário